Sem Desculpas: A Vitória Começa com Você

Você já parou para pensar em tudo que te impede de começar um novo desafio? Algo novo? De voltar? De ir além? A verdade é que a maioria das barreiras que enfrentamos não está fora — está dentro. São desculpas disfarçadas de rotina, medo travestido de prudência, procrastinação com roupa de cansaço. Mas a vida não espera. E a vitória, essa que você tanto deseja, começa com uma decisão: parar de se sabotar.

Tenho 44 anos. Sou pai do Joaquim e do Matteo. Amo minha família, o ar livre, conviver com pessoas que somam. E amo o esporte — não como obrigação, mas como parte de quem eu sou. Já fui do futebol à ginástica olímpica, do boxe ao circo, do trapézio ao jiu-jitsu. Hoje, além de treinar mais de 5 dias por semana, tocar na minha banda de rock (The Daddies - @daddies_sc) e viver intensamente, estou iniciando um novo desafio no triathlon. Porque o movimento é vida. E eu escolhi viver.

Mas não se trata de ser um super atleta. Trata-se de me desafiar o tempo todo através do esporte. O esporte me equilibra. Me dá clareza. Me ensina que a performance é minha, que cada corpo é único, que a comparação seja ela com os outros ou com aquilo que vemos nas redes sociais, é uma grande armadilha. Me mostrou que reclamar não resolve, que brigar consome, que fazer para os outros é vazio. E que a maior motivação tem que vir de dentro.

Cheguei ao meu auge físico e mental aos 41 anos com 9% de gordura corporal, competindo (e ganhando kkkkk) no jiu-jitsu e o mais importante para mim, saudável e realizado com minha vida pessoal. E isso só aconteceu porque eu parei de dar desculpas. Porque entendi que o dia tem 24 horas e minha saúde não está nem aí para minhas justificativas. Porque escolhi estar perto de quem me inspira, cultivar hábitos saudáveis, entregar gentileza e buscar evolução — todos os dias.

Então, eu te provoco:
• O que te impede de começar, voltar ou ir além?
• Quando foi a última vez que você se desafiou?
• Quando você vai parar de encontrar 1000 motivos para não fazer o que lhe faz bem?
• Você vai seguir pelo caminho fácil ou pelo que te transforma?

A vida é sua. Cuide dela. Desafie-se dentro dos seus limites. Mas acima de tudo, use o esporte como ferramenta para ser mais feliz, mais leve, mais você.
Sem desculpas. O corpo, a mente e sua saúde dependem somente de você!

Victory Ahead.
Sua performance, seu caminho.